Reinos africanos, tráfico atlântico, resistência, pós-abolição, legislação e prática de sala de aula: 5 módulos de leitura com atividades práticas, mais a avaliação final
Seu progresso0 de 5 módulos
Carregando seu progresso…
Módulo 1 de 5
Desmontando o mito do continente sem história
Ensinar história da África no Brasil é, antes de tudo, desfazer uma ideia instalada: a de que a África só entra na história quando os europeus chegam. Essa ideia não é ignorância inocente — ela foi formulada, publicada e ensinada, e serviu para justificar o tráfico e a colonização. Este módulo mostra de onde ela veio e com que se responde a ela.
Uma ideia com autor e data
No início do século XIX, o filósofo Hegel afirmou em suas lições sobre filosofia da história que a África ao sul do Saara estaria fora do movimento da história universal — sem Estado, sem escrita, sem desenvolvimento. A formulação é dele, mas a ideia circulava e teve enorme sucesso, porque era conveniente: um continente sem história é um continente sem titulares de direito.
Daí derivam três erros que ainda aparecem em sala e que vale nomear:
A África como um país só. São mais de cinquenta países, milhares de línguas, religiões, formas de Estado e economias. Falar "cultura africana" no singular é como falar "cultura europeia" para abarcar Portugal, Rússia e Noruega.
A África congelada no passado. As sociedades africanas aparecem como imemoriais e paradas, quando tiveram impérios que nasceram e caíram, revoluções técnicas, disputas religiosas e transformações profundas.
A África que só existe em função da Europa. A história africana começa nos livros didáticos no capítulo do tráfico, como se os séculos anteriores não contassem.
Sem escrita não quer dizer sem história
O argumento de que faltariam fontes é falso por duas razões.
Primeiro, porque houve escrita: hieróglifos e demótico no Egito e na Núbia, ge'ez na Etiópia, árabe em toda a faixa saheliana — os cronistas de Tombuctu produziram bibliotecas inteiras, e manuscritos de lá sobrevivem até hoje. Viajantes como Ibn Battuta, no século XIV, deixaram descrições detalhadas dos reinos que visitaram.
Segundo, porque tradição oral é fonte, quando tratada com método. Os griots da África Ocidental eram especialistas treinados na transmissão de genealogias e crônicas, com regras de fidelidade e controle público do que se narrava. A historiografia africanista, a partir de Jan Vansina, desenvolveu a crítica da tradição oral com o mesmo rigor com que se critica um documento escrito.
Somem-se a isso a arqueologia, a linguística histórica e a genética de populações, e a questão deixa de ser falta de fonte: é falta de quem procurasse.
A História Geral da África, da UNESCO
A resposta institucional a esse apagamento foi um projeto coletivo lançado pela UNESCO nos anos 1960, que resultou na coleção História Geral da África, em oito volumes, escrita majoritariamente por pesquisadores africanos e publicada a partir dos anos 1980.
Para o professor brasileiro, há um detalhe decisivo: a coleção está traduzida para o português e disponível gratuitamente, em versão digital, pela UNESCO em parceria com o Ministério da Educação. É o material de referência mais sólido e mais acessível que existe para montar aula sobre o assunto — e muita escola não sabe que ele existe.
Periodizar sem usar a régua europeia
Antiguidade, Idade Média, Moderna e Contemporânea é uma periodização feita para a Europa e que não descreve bem o que acontecia em outros lugares. Aplicada à África, produz distorção: o que seria "medieval" numa região é o auge imperial em outra.
Uma organização mais útil para o ensino parte das próprias dinâmicas africanas:
Recorte
Processos centrais
África antiga
Egito e Núbia; domesticação e agricultura; metalurgia do ferro; expansão das línguas bantu
Impérios e rotas
Comércio transaariano do ouro e do sal; Gana, Mali, Songhai; Axum e o mundo do mar Vermelho; cidades suaíli no Índico
Era do tráfico atlântico
Do século XVI ao XIX: reorganização de Estados, guerras, deslocamento do centro de gravidade para o litoral
Partilha e colonização
Conferência de Berlim (1884-1885), ocupação efetiva, resistência armada e administrativa
Independências e presente
Século XX: libertação nacional, pan-africanismo, as guerras coloniais portuguesas, os Estados atuais
Teste o seu material
Pegue o livro didático que você vai usar e responda:
Em que página a África aparece pela primeira vez? É no capítulo do tráfico?
Algum reino ou sociedade africana é estudado por si mesmo, e não como fornecedor de cativos?
Aparece algum africano com nome próprio, data e biografia?
O mapa da África é do presente ou só aparece o mapa das rotas do tráfico?
A África contemporânea aparece em algum momento, ou o continente some depois de 1888?
Se a resposta for ruim, não é defeito seu: é o padrão. E é exatamente isso que as leis 10.639 e 11.645 mandam corrigir.
Módulo 2 de 5
Reinos, impérios e sociedades africanas
Este módulo é o antídoto concreto contra o apagamento: nomes, lugares, datas e realizações. Não para decorar, mas porque é impossível ensinar que a África tem história sem conseguir citar exemplos. Leve pelo menos três destes para a sua primeira aula.
O vale do Nilo: Núbia e Kush
Ao sul do Egito, ao longo do Nilo, desenvolveram-se os reinos núbios de Kerma, Napata e Meroé. No século VIII a.C., reis kushitas conquistaram o Egito e governaram como a XXV dinastia — os chamados faraós negros, entre eles Piye, Shabaka e Taharqa.
Meroé desenvolveu escrita própria, ainda não inteiramente decifrada, e foi um grande centro de metalurgia do ferro. O Sudão atual tem mais pirâmides que o Egito — fato que costuma surpreender a turma e que serve bem para abrir a discussão sobre o que o currículo escolhe mostrar.
Axum e a Etiópia
No chifre da África, o reino de Axum dominou o comércio do mar Vermelho nos primeiros séculos da era comum, cunhou moeda própria e construiu obeliscos monumentais. Adotou o cristianismo no século IV, sob o rei Ezana — o que faz da Etiópia um dos mais antigos Estados cristãos do mundo, anterior à cristianização de boa parte da Europa.
A Etiópia é também o único Estado africano que derrotou uma potência europeia e manteve a independência na partilha: venceu a Itália em Adwa, em 1896. Esse episódio teve enorme repercussão simbólica nos movimentos negros das Américas.
Os impérios do Sahel: ouro, sal e livros
A faixa entre o Saara e a savana abrigou uma sucessão de grandes Estados, enriquecidos pelo comércio transaariano — ouro do sul trocado por sal do deserto.
Império
Auge
Marcas
Gana (Wagadu)
Séculos VIII a XI
Controle das rotas do ouro; a corte descrita por geógrafos árabes como de enorme riqueza
Mali
Séculos XIII a XV
Fundado por Sundiata Keita; Mansa Musa e a peregrinação a Meca de 1324; Tombuctu e Djenné
Songhai
Séculos XV a XVI
Sunni Ali e Askia Muhammad; maior extensão territorial da região; cai em 1591 diante da invasão marroquina
Kanem-Bornu
Séculos IX a XIX
Em torno do lago Chade; uma das dinastias mais longevas da história africana
Tombuctu merece destaque na sala de aula: era cidade universitária, com a mesquita e escola de Sankoré, centenas de mestres e um comércio de livros manuscritos. Parte desse acervo sobreviveu em bibliotecas familiares e foi objeto de operações de resgate recentes, quando grupos armados ameaçaram destruí-lo. É um contraexemplo direto ao mito da África sem escrita.
Mansa Musa e a peregrinação de 1324
O imperador do Mali atravessou o Saara rumo a Meca com uma caravana imensa, distribuindo ouro ao longo do caminho. As crônicas registram que a quantidade de ouro que ele gastou e doou no Cairo desorganizou o valor do metal na região por anos.
A viagem teve efeito cartográfico: o Mali passou a figurar nos mapas europeus, e o Atlas Catalão de 1375 traz a figura de um rei africano com um pepita de ouro na mão.
Esse episódio é excelente para a aula porque junta economia, religião, política e circulação de informação — e porque obriga a turma a rever a imagem de uma África pobre e isolada.
Floresta e litoral atlântico
Ifé e Benim (atual Nigéria): produziram, desde o século XII, esculturas em terracota, latão e bronze pela técnica da cera perdida, de realismo tal que pesquisadores europeus do século XIX se recusaram a aceitar que fossem africanas. Boa parte das peças de Benim foi saqueada por uma expedição militar britânica em 1897 e está em museus europeus — a disputa pela restituição segue até hoje e dá excelente debate em sala.
Reino do Kongo: Estado centralizado no atual norte de Angola e Congo. O rei Nzinga a Nkuwu foi batizado em 1491; seu filho Afonso I, Mvemba a Nzinga, governou na primeira metade do século XVI, adotou o cristianismo e escreveu cartas ao rei de Portugal protestando contra o tráfico, que estava desorganizando o reino. Essas cartas existem, estão publicadas e são uma das fontes mais potentes que se pode levar para a turma.
Ndongo e Matamba: a rainha Njinga Mbandi — a Rainha Nzinga ou Ginga, do século XVII — resistiu militar e diplomaticamente à ocupação portuguesa por décadas, com alianças, conversões táticas e guerra. É uma das figuras mais importantes da história atlântica e raramente aparece no livro didático.
Ashanti (atual Gana) e Daomé (atual Benim): Estados fortes dos séculos XVII a XIX, com exércitos profissionais, burocracia e envolvimento central no comércio atlântico.
África oriental e austral
Cidades-Estado suaíli — Kilwa, Mombaça, Zanzibar: comerciavam pelo Índico com a Arábia, a Índia e a China. Há porcelana chinesa em sítios da costa africana; o almirante chinês Zheng He esteve na região no século XV.
Grande Zimbábue: complexo de construções em pedra, erguidas sem argamassa entre os séculos XI e XV, centro de um Estado shona ligado ao comércio de ouro. Durante a colonização, administradores britânicos insistiram que não poderia ter sido construído por africanos — a arqueologia desmentiu, mas a negação foi política oficial por décadas.
Uma aula pronta: a carta de Afonso I
Leve um trecho de uma das cartas do rei do Kongo ao rei de Portugal e trabalhe assim:
Identificação: quem escreve, para quem, quando, em que língua, por meio de quem.
O que o documento mostra: existe Estado, existe diplomacia, existe correspondência oficial, existe quem saiba ler e escrever.
O conteúdo: o rei reclama do que o tráfico está provocando no reino.
A pergunta de fundo: por que esta carta não está no capítulo do livro sobre a chegada dos portugueses?
Uma única fonte derruba, de uma vez, três dos mitos do Módulo 1.
Módulo 3 de 5
O tráfico atlântico e a escravidão no Brasil
Este é o conteúdo que o currículo já cobre — e em geral cobre mal, por falta de números, de nomes e de precisão sobre como o sistema funcionava. O objetivo aqui é dar base factual sólida para ensinar sem reduzir pessoas a estatística nem transformar estatística em vaga comoção.
Os números
A base de dados SlaveVoyages, construída a partir de registros de viagens de navios negreiros, é hoje a referência internacional. Os números estimados:
Cerca de 12,5 milhões de africanos embarcados entre 1501 e 1867.
Cerca de 10,7 milhões desembarcados nas Américas — a diferença, aproximadamente 1,8 milhão de pessoas, morreu durante a travessia.
O Brasil foi o maior destino único de todo o tráfico atlântico: recebeu perto de cinco milhões de pessoas, algo em torno de 45% de todas as que desembarcaram no continente americano.
Esse último dado é o que reorganiza a aula: a escravidão não é um capítulo da história do Brasil. É a estrutura sobre a qual o país foi montado, por mais de trezentos anos — bem mais tempo do que já se passou desde a abolição.
Como falar de números sem desumanizar
Dizer "cinco milhões" não produz compreensão: o número é grande demais para ser imaginado. Duas estratégias funcionam melhor em sala:
Comparar com algo da escala do estudante. Quantas vezes a população da sua cidade? Quantos estádios cheios?
Descer ao caso individual. Depois do número, uma pessoa com nome: um registro de batismo, um anúncio de jornal, uma carta de alforria, um processo. O número mostra a dimensão; o caso mostra que cada unidade dele era alguém.
O contrário também vale: só casos individuais, sem a escala, deixam a impressão de episódios isolados em vez de sistema.
De onde vinham e para onde iam
As regiões de embarque mudaram ao longo do tempo, e isso tem efeito direto na cultura brasileira:
Região de origem
Período de maior fluxo para o Brasil
Destino principal
África Centro-Ocidental (Congo e Angola)
Todo o período; o maior volume do tráfico brasileiro
Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas
Costa da Mina e golfo do Benim
Séculos XVIII e XIX
Bahia, sobretudo Salvador e o Recôncavo
África Oriental (Moçambique)
Primeira metade do século XIX
Sudeste, já na fase ilegal
É por isso que a herança cultural não é uniforme pelo país: a presença banto é mais marcada no Sudeste e no Centro-Oeste, e a iorubá e jeje mais forte na Bahia. O vocabulário do português brasileiro guarda isso — palavras como caçula, moleque, cafuné, quitanda, samba, fubá têm origem em línguas africanas.
A legislação da abolição: uma história de adiamentos
Ano
Lei
O que de fato aconteceu
1831
Lei Feijó: declara livres os africanos que entrarem no país
Não foi cumprida. É a origem da expressão "para inglês ver" — e, mais tarde, base jurídica para ações de liberdade
1845
Bill Aberdeen (lei britânica)
Autoriza a marinha britânica a apreender navios negreiros, inclusive em águas brasileiras
1850
Lei Eusébio de Queirós
Proíbe efetivamente o tráfico atlântico. O tráfico interno, entre províncias, cresce em seguida
1871
Lei do Ventre Livre
Filhos de mulheres escravizadas nascem livres, mas ficam sob o senhor até os 21 anos ou mediante indenização
1885
Lei dos Sexagenários
Liberta maiores de 60 anos — numa população cuja expectativa de vida raramente chegava lá; exigia ainda prestação de serviços
1888
Lei Áurea, 13 de maio
Dois artigos, sem nenhuma medida de incorporação: nem terra, nem indenização, nem política de acesso ao trabalho ou à escola
A abolição não foi um presente
A narrativa da princesa redentora que assina a lei e liberta um povo passivo é uma das construções mais eficazes do século XIX, e segue viva.
O que a historiografia estabeleceu: a abolição foi resultado de pressão acumulada — fugas em massa nos anos finais, que tornaram a escravidão inviável nas províncias cafeeiras; ações judiciais de liberdade movidas por pessoas escravizadas, com advogados; quilombos nas periferias das cidades; a campanha abolicionista, com forte participação de pessoas negras como Luiz Gama, José do Patrocínio e André Rebouças; e a recusa de soldados a perseguir fugitivos.
E o que veio depois: a Lei Áurea não previu absolutamente nada. O resultado foi a entrada de milhões de pessoas no mercado de trabalho sem terra, sem instrução e concorrendo com uma política de imigração europeia subsidiada pelo Estado. A desigualdade brasileira tem data e desenho.
Módulo 4 de 5
Resistência, organização e pós-abolição
Se o módulo anterior tratou do sistema, este trata de quem o enfrentou. A mudança de foco não é compensatória: é correção historiográfica. A pesquisa das últimas quatro décadas mostrou que as pessoas escravizadas foram sujeitos políticos, com estratégias, alianças e projetos — e que a história negra brasileira não termina em 1888, começa de novo ali.
Formas de resistência
Resistência não é só revolta armada. O conjunto é mais amplo e mais interessante de ensinar:
Quilombos e mocambos — de grandes confederações a pequenos agrupamentos nas bordas das cidades, muitos deles negociando e comerciando com a vizinhança.
Fugas — individuais, em grupo, temporárias como forma de negociar melhores condições, ou definitivas.
Ações judiciais de liberdade — pessoas escravizadas processando senhores, com advogado, invocando a lei de 1831 ou o pecúlio acumulado.
Compra da alforria — com dinheiro de trabalho próprio, poupado por anos, às vezes com ajuda de irmandades.
Irmandades religiosas — como a de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos: espaços de organização, ajuda mútua, financiamento de alforrias e enterro digno.
Preservação cultural — religião, língua, música, capoeira, saberes de cura mantidos sob repressão.
Resistência cotidiana — lentidão no trabalho, quebra de ferramentas, sabotagem, roça própria.
Palmares
O Quilombo dos Palmares, na serra da Barriga, atual Alagoas, durou quase todo o século XVII: uma confederação de aldeias com milhares de habitantes, agricultura, organização política e militar própria. Resistiu a dezenas de expedições holandesas e portuguesas.
Ganga Zumba aceitou um acordo com a Coroa em 1678; Zumbi rompeu com o acordo e continuou a luta. Foi morto em 20 de novembro de 1695 — data que, por isso, se tornou o Dia da Consciência Negra.
Revoltas e levantes
Evento
Quando e onde
O que importa saber
Revolta dos Malês
Salvador, janeiro de 1835
Organizada por africanos muçulmanos, letrados em árabe, com planejamento escrito. Aterrorizou a elite e gerou leis repressivas em todo o Império
Cabanagem
Grão-Pará, 1835-1840
Revolta popular com participação de indígenas, negros e mestiços, que chegou a tomar o governo da província
Balaiada
Maranhão, 1838-1841
Teve entre suas lideranças Cosme Bento, à frente de um grande contingente de quilombolas
Revolta da Chibata
Rio de Janeiro, novembro de 1910
Marinheiros, em maioria negros, tomaram navios de guerra contra o castigo físico. Lideranças: João Cândido. Venceram a pauta e foram depois punidos e perseguidos
Repare que duas dessas datas são posteriores à abolição ou muito próximas: a Chibata é de 1910, com a República já instalada. O castigo corporal persistia na marinha 22 anos depois da Lei Áurea.
O pós-abolição e o movimento negro organizado
Esta é a parte que mais falta nos livros didáticos, e a que mais interessa ao estudante, porque chega ao presente.
Período
Organização e marcos
Anos 1910-1920
A imprensa negra paulista — jornais como O Menelik e O Clarim da Alvorada, feitos por e para a população negra, discutindo trabalho, educação e discriminação
1931
Frente Negra Brasileira, com escola, departamento jurídico e milhares de associados; torna-se partido em 1936 e é fechada com o Estado Novo, em 1937
1944
Teatro Experimental do Negro, criado por Abdias Nascimento: teatro, alfabetização e formação política, contra o lugar subalterno reservado ao ator negro
1978
Fundação do Movimento Negro Unificado, em plena ditadura, com ato público em São Paulo — marco da retomada e da articulação nacional
Anos 1980-1990
Constituição de 1988: racismo como crime; art. 68 do ADCT, reconhecendo a titulação das terras de quilombos. Marcha Zumbi dos Palmares, em 1995
Anos 2000 em diante
Leis 10.639 e 11.645; políticas de ação afirmativa; Estatuto da Igualdade Racial; 20 de novembro como feriado nacional
A democracia racial e quem a desmontou
A tese de que o Brasil teria sido poupado do racismo por conta da mestiçagem ganhou força a partir dos anos 1930 e virou política de Estado e autoimagem nacional.
Ela foi desmontada pela pesquisa, e vale saber como: nos anos 1950, a própria UNESCO financiou um conjunto de estudos sobre relações raciais no Brasil, esperando encontrar o modelo de convivência a ser exportado. Os resultados mostraram o contrário — e foi desse esforço que saiu, entre outros trabalhos, a pesquisa de Florestan Fernandes, publicada em 1964 como A integração do negro na sociedade de classes.
A conclusão que ficou: o racismo brasileiro não opera por segregação legal, e sim por desigualdade estrutural somada à negação de que exista. É um sistema que se protege dizendo que não está ali.
Nomes para a sua aula
Um exercício simples e eficaz: peça à turma que cite cinco brasileiros negros históricos. Quase sempre saem Zumbi, Pelé e mais um ou dois. Depois apresente nomes que faltam:
Luiz Gama — advogado autodidata, foi vendido como escravizado pelo próprio pai e libertou centenas de pessoas nos tribunais.
André Rebouças — engenheiro, abolicionista, defensor de uma reforma agrária junto com a abolição.
José do Patrocínio — jornalista, uma das vozes centrais da campanha abolicionista.
Maria Firmina dos Reis — professora maranhense, autora de Úrsula (1859), romance abolicionista.
Tereza de Benguela — liderança de quilombo no Mato Grosso, no século XVIII; dá nome ao Dia Nacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
Dandara — liderança feminina de Palmares.
João Cândido — o Almirante Negro da Revolta da Chibata.
Abdias Nascimento — artista, intelectual, deputado e senador.
Carolina Maria de Jesus — escritora, autora de Quarto de despejo (1960).
Lélia Gonzalez — intelectual e militante, central para o pensamento sobre raça e gênero no Brasil.
A lista funciona porque é concreta: não se combate apagamento com indignação, combate-se com nome, data e obra.
Módulo 5 de 5
A lei, o racismo e a sala de aula
O último módulo reúne o que a legislação brasileira determina, o que mudou recentemente — e muita coisa mudou — e como transformar tudo isso em prática de ensino que não caia no folclórico nem no constrangedor.
O que a lei da educação determina
A Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, alterou a LDB para tornar obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e incluiu, no art. 79-B, o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, no calendário escolar.
A Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, deu ao art. 26-A da LDB a redação que vigora hoje, acrescentando a temática indígena. O texto atual determina:
Obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados;
Conteúdo que inclui a história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o papel desses grupos na formação da sociedade nacional, nas áreas social, econômica e política;
Ministração dos conteúdos no âmbito de todo o currículo escolar, em especial em educação artística, literatura e história brasileiras.
A Resolução CNE/CP nº 1/2004 detalha as obrigações: alcança todos os níveis e modalidades, obriga as instituições de ensino superior a incluir a Educação das Relações Étnico-Raciais nos conteúdos curriculares, determina que o cumprimento seja considerado na avaliação das condições de funcionamento do estabelecimento, impõe aos sistemas de ensino prover material bibliográfico e didático, e atribui aos órgãos colegiados o exame das situações de discriminação.
O que mudou de 2023 para cá
Lei
O que estabeleceu
Lei nº 14.532, de 11/01/2023
Tipificou a injúria racial como crime de racismo (art. 2º-A da Lei nº 7.716/1989), com reclusão de 2 a 5 anos e multa; criou aumento de pena de um terço até a metade para o racismo praticado em contexto de descontração, diversão ou recreação, e também quando praticado por funcionário público no exercício da função
Lei nº 14.723, de 13/11/2023
Reformulou a Lei de Cotas (nº 12.711/2012): incluiu expressamente os quilombolas, baixou o corte de renda para 1 salário mínimo per capita, determinou que o candidato concorra primeiro na ampla concorrência e só depois às vagas reservadas, previu prioridade no auxílio estudantil e estendeu ações afirmativas à pós-graduação
Lei nº 14.759, de 21/12/2023
Declarou feriado nacional o dia 20 de novembro — Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
Vale guardar o essencial da legislação anterior: a Lei Afonso Arinos, de 1951, tratava a discriminação apenas como contravenção; a Constituição de 1988, no art. 5º, XLII, define o racismo como crime inafiançável e imprescritível; a Lei nº 7.716/1989, chamada Lei Caó, tipificou os crimes de racismo; e o Estatuto da Igualdade Racial é a Lei nº 12.288/2010.
Por que a mudança de 2023 na injúria racial importa
Antes, xingar alguém usando a cor da pele era injúria racial, prevista no Código Penal, com regime processual e prazos próprios. Discriminar no acesso a um serviço ou emprego era racismo, pela Lei nº 7.716, com a proteção constitucional da imprescritibilidade.
A distinção produzia resultados difíceis de explicar à vítima. A Lei nº 14.532/2023 trouxe a injúria racial para dentro da lei de racismo.
Para a escola, duas consequências práticas: apelido racista entre estudantes não é brincadeira e tem previsão legal expressa de agravamento quando se dá em contexto de diversão; e o professor ou servidor que pratica racismo no exercício da função responde com pena aumentada.
A escola age pedagogicamente em todos os casos, e aciona a rede de proteção quando o caso exige — o que não substitui, mas tampouco dispensa, o trabalho educativo com a turma inteira.
Como ensinar sem cair no folclórico
Erro comum
O que fazer no lugar
Tudo concentrado numa semana de novembro
Conteúdo distribuído no ano inteiro; a data como culminância, não como cota cumprida
África só como origem de pessoas escravizadas
Reinos e sociedades estudados em si mesmos, antes e independentemente do tráfico
População negra retratada apenas no cativeiro
Intelectuais, cientistas, lideranças, trabalhadores e artistas, antes e depois de 1888
Apresentar religiões de matriz africana como curiosidade ou folclore
Tratar como religião, com o mesmo respeito dado às demais — e lembrar que a intolerância religiosa é crime
Pedir que o estudante negro "fale da sua cultura"
Jamais designar um estudante como representante do grupo. O conteúdo é responsabilidade do professor
Dramatizações em que estudantes "fazem de escravos"
Nunca. Encenar a humilhação de um grupo diante da turma é constrangimento, não aprendizagem
Imagens de violência explícita como choque
Fontes que mostrem agência: cartas, processos, jornais, fotografias de famílias, registros de irmandades
Dois cuidados que protegem a turma
O estudante negro não é material didático. Perguntar "como é na sua família?" diante da turma expõe a criança e transfere a ela o trabalho que é do professor. Se houver relato, que parta dela, espontaneamente.
Aula sobre racismo não é aula para constranger ninguém. O alvo é o sistema, não o indivíduo. Quando um estudante repete uma frase racista, o caminho é tratar a informação — de onde veio essa ideia, o que os dados mostram — sem transformar a criança em réu diante dos colegas. Humilhar quem errou produz silêncio, não mudança.
E, se a família questionar o conteúdo, a resposta é tranquila e documentada: isto não é escolha pessoal do professor, é o que determinam a LDB, as Diretrizes Curriculares Nacionais e a BNCC.
Plano de ano, em cinco movimentos
Abra pelo continente, não pelo tráfico. Primeira unidade: mapa atual da África, diversidade de países e línguas, e dois reinos estudados por si mesmos.
Trabalhe fontes africanas. A carta de Afonso I do Kongo, a descrição de Ibn Battuta, uma peça de Benim, um manuscrito de Tombuctu.
Entre no tráfico com número e com caso. Os dados do SlaveVoyages e, logo em seguida, um documento individual.
Dedique tempo real à resistência e ao pós-abolição. Pelo menos tanto quanto ao cativeiro — é aqui que está o que falta nos livros.
Chegue ao presente. Legislação, dados atuais de desigualdade, cultura contemporânea, e a África de hoje — não a de 1500.
Para saber mais
História Geral da África, UNESCO, 8 volumes — disponível gratuitamente em português, em versão digital, pela UNESCO e pelo MEC. É o ponto de partida obrigatório.
SlaveVoyages — base de dados do tráfico transatlântico, com mapas e séries utilizáveis em sala.
Lei nº 7.716/1989 e Lei nº 14.532/2023; Lei nº 12.288/2010; Lei nº 12.711/2012 com a redação da Lei nº 14.723/2023; Lei nº 14.759/2023.
Decreto nº 4.887/2003 e art. 68 do ADCT — titulação de territórios quilombolas.
João José Reis, Rebelião escrava no Brasil; Sidney Chalhoub, Visões da liberdade; Florestan Fernandes, A integração do negro na sociedade de classes.
Lélia Gonzalez; Abdias Nascimento, O genocídio do negro brasileiro; Carolina Maria de Jesus, Quarto de despejo; Maria Firmina dos Reis, Úrsula.
Disque 100 e a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, para denúncia de discriminação.
Cursos "Ensino de História: BNCC e sala de aula", "Metodologia da Pesquisa Histórica", "Teoria da História e Historiografia" e "Educação Inclusiva", aqui no Cursos Conecta.
Avaliação final
Avaliação final
São 15 questões sobre os 5 módulos. Para ser aprovado(a) e poder emitir o certificado, você precisa acertar pelo menos 11. Você pode refazer a prova quantas vezes quiser.